segunda-feira, 7 de junho de 2010

MAM

Como mais uma das atividades da disciplina foi pedido a visita a algum museu da cidade.
Minha escolha foi o MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia.
Durante a minha visita pude ver 2 exposições.

- Êxtase
- Luanda, Suave e Frenética 2

-Êxtase >


Em Êxtase, o mineiro Marco Paulo Rolla convida o público a experimentar a diversidade das linguagens artísticas, numa conversa entre esculturas, vídeo, instalação, desenho. Marco Paulo Rolla é um artista múltiplo, que tem uma atuação marcante na área da performance, gênero contemporâneo por excelência. Seu trabalho, reconhecido para além das fronteiras nacionais, lida com questões como o corpo e o desejo, refletindo sobre a vida de forma contundente e, sobretudo, poética.
Além da questão conceitual, o trabalho de Marco Paulo também é peculiar no que diz respeito à forma. Por buscar, desde sempre, sua expressão artística, abarcando diversas linguagens, ele é hoje um dos mais reconhecidos performers brasileiros, já tendo levado seu trabalho a diversos países. O multiartista conta que, desde o início de sua carreira, em 1986, já se sentia múltiplo, tendo estudado música, dança, teatro e artes visuais. “Nesta época, era pejorativa esta atitude. A especificidade é que era sinal de seriedade de pesquisa e o diverso era uma característica arriscada de quem atira para qualquer lado. Hoje o risco é uma característica positiva, que demonstra a inquietação e as propostas do novo, da tentativa desenfreada do novo, do presente que não se repete”.

Luanda, Suave e Frenética 2 >


A mostra permite a ruptura de antigos conceitos, principalmente no que se refere aos aspectos artísticos e culturais. Neste sentido, a exposição Luanda Suave e Frenética 2 possibilitará ao público baiano conhecer e construir seu próprio imaginário a respeito da arte produzida atualmente em Angola, para além dos exotismos a que, infelizmente, os países fora do eixo Norte ainda são submetidos, quando da análise de aspectos de sua cultura.


Além de observar essas duas exposições, tive a oportunidade de conhecer o espaço observar

obras de arte ao entorno, ao meio ambiente, à natureza. E apreciar o belo pôr-do-sol do Solar do Unhão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário