quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bioarte - Estética de corpos mutantes

O artigo “Bioarte-Estética dos corpos mutantes” busca resumidamente divulgar a arte em corpos; não somente a arte viva, apresentada por Stelarc e Orlan, mas também a arte em corpos no pós vida, com a exposição de cadáveres por Hagens.Os três artistas independentemente da vertente que utilizam como expressão artistica através dos corpos, fazem uso de recursos tecnológicos para executar e aprimorar suas obras. O artigo promove uma discussão sobre como a bioarte reuni o natural ao artificial, com o intuito de aperfeiçoar o corpo humano, para que este atenda ao clamor da sociedade atual. Stelarc atua unindo o homem a máquina, adaptando braços mecânicos ao corpo humano, a filosofia artística de Stelarc busca “melhorar” o corpo humano, fazendo com que o mesmo passe a ter habilidades que naturalmente seriam impossíveis, porém com o advento do mundo cibernético passaram a ser realizadas; para Stelarc o corpo projetado sem tecnologia encontra-se fora dos parâmetros exigidos pelos grupos socias na atualidade, que necessitam muito mais do que o oferecido pelos meios biológicos. Outro método de atuação, ou seja, de expressão artística é a modificação do próprio corpo através de cirurgias plásticas, método utilizado por Orlan, que segundo ela não tem a finalidade de proporcionar dor ou ficar cada vez mais bela, mas sim de modificar-se, usando o seu corpo como um painel a ser montado constantemente. O importante nesse tipo de expressão artística é o processo de modificação, o ato cirúrgico propriamente dito e não simplesmente o resultado final. O último artista exposto no texto, porém não menos interessante é o alemão Gunther Von Hagens, que utiliza técnicas que permitem a conservação quase que total dos tecidos corpóreos, proporcionando para os expectadores de sua obra a visualização perfeita do que está abaixo da pele, para Hagens o importante é revelar a beleza do corpo humano após o final da vida.
O artigo mostra de forma interessante a visão e a expressão de três artistas através da body art, mostrando que o corpo é uma forma diferenciada de fazer arte,e que juntamente com a ciência e a tecnologia pode-se adaptar ou realizar mutações como forma de expressão artística.

Um comentário:

  1. Oi. Seu blog está bonito. Continue a usá-lo. As postagens são interessantes, mas muito longas. Talvez seja mais interessante fazer postagens mais frequentes e menores. Facilita a leitura. As imagens são boas.

    ResponderExcluir